Faça login ou
crie uma conta
Meus
pedidos
Meu
carrinho
Ref: 1114
Marca: AGENER
Você encontra o Doxitrat 80mg* aqui na Pet 2 Pet, a maior distribuidora de produtos pet do país.
Com a Pet 2 Pet você garante:
*Consulte a disponibilidade do produto em sua região de atendimento.
Na distribuidora Pet 2 Pet, tanto pet shops (pessoa jurídica) quanto Criadores e Médicos Veterinários (pessoa física) podem comprar Doxitrat 80mg*
*Conforme a disponibilidade na sua região de atendimento.
O Doxitrat 80 mg é um antibiótico da Agener União indicado para cães e gatos a base de doxiciclina indicado para casos de Erliquiose, febre maculosa, bartonelose, borreliose (doença de Lyme), micoplasmose hemotrópica felina (antiga hemobartonelose), clamidiose, brucelose, leptospirose, infecções respiratórias, infecções genitourinárias, gastroenterites infecciosas, piodermites, feridas infectadas, pós-operatório e otites causadas por cepas sensíveis.
Cada comprimido contém:
hiclato de doxiciclina 93,320 mg*
(*equivalente a 80 mg de doxiciclina base)
Palatabilizante 0,520 mg
Excipiente q.s.p. 208,00 mg
A doxiciclina é um antimicrobiano da família das tetraciclinas, de amplo espectro de ação. Apresenta rápida e elevada taxa de absorção oral e persistentes níveis sanguíneos, devido à sua fixação às proteínas plasmáticas. A doxiciclina é bastante lipossolúvel, o que permite maior penetração através da membrana plasmática e excelente distribuição nos tecidos, inclusive no SNC e no meio intracelular.
Ocorre biotransformação parcial no fígado. Ao contrário das outras tetraciclinas, a doxiciclina é eliminada em grande parte por excreção intestinal sob forma inativa, não propiciando o desenvolvimento de infecções oportunistas no uso prolongado. A droga não sofre acúmulo em pacientes com doenças renais, já que é apenas parcialmente eliminada pelos rins.
É eficaz contra bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, leptospiras, Rickettsia, Chlamydia, Mycoplasma, Actinomyces, Brucella e alguns protozoários.
DOXITRAT 80 mg é indicado para o tratamento de diversas enfermidades que acometem cães e gatos, causadas por agentes etiológicos sensíveis à doxiciclina tais como:
DOXITRAT 80 mg deve ser administrado por via oral, diretamente na boca do animal.
Para o tratamento da maioria das infecções sensíveis à doxiciclina, administrar 5 mg/kg de peso corporal, a cada 12 horas ou 10 mg/kg de massa corpórea a cada 24 horas, durante 7 a 10 dias consecutivos ou a critério do médico veterinário.
No tratamento das hemoparasitoses, recomenda-se a administração do produto durante o período de 3 a 4 semanas, principalmente nos quadros crônicos ou a critério do médico veterinário.
A terapia das infecções causadas por protozoários deve ser mantida por períodos de 2 a 4 semanas ou conforme prescrição do veterinário.
Para o tratamento de infecções provocadas por Chlamydia, administrar a dose de 5 mg/kg de peso corpóreo, a cada 12 horas, durante 3 semanas. É importante tratar todos os gatos contactantes, já que eles podem ser portadores do agente infeccioso.
No tratamento da brucelose canina, administrar 25 mg de doxiciclina/kg de peso corporal, a cada 24 horas, ou seja, 1 comprimido de DOXITRAT 80 mg para um animal de 3,2 kg, durante 4 semanas.
A doxiciclina é um dos antibióticos de escolha para o tratamento da brucelose. Entretanto, estudos demonstram que a associação da droga com outros antibióticos oferece melhores chances de eliminação da bactéria dos animais infectados, retirando-os do estado de portador.
De modo geral, recomenda-se que o tratamento seja mantido por um período mínimo de 48 horas após o desaparecimento do quadro clínico.
A critério do médico veterinário, as doses e a duração do tratamento poderão ser alteradas.
Peso do animal | 5 mg/kg comprimido(s) | 10 mg/kg comprimido(s) |
10 kg | ¾ | 1 e ¼ |
20 kg | 1 e ¼ | 2 e ½ |
30 kg | 2 | 3 e ¾ |
40 kg | 2 e ½ | 5 |
A doxiciclina é contraindicada em casos de conhecida hipersensibilidade às tetraciclinas, em cadelas e gatas gestantes e lactantes, bem como em pacientes portadores de hepatopatias graves. O uso das tetraciclinas durante o desenvolvimento da dentição (das últimas 2 a 3 semanas de prenhez até o primeiro mês de vida do filhote) poderá causar descoloração dos dentes.
Como acontece com outras tetraciclinas, o uso da doxiciclina pode gerar um complexo
estável de cálcio nos tecidos osteogênicos, embora em menor grau do que ocorre com
outros compostos do grupo.
A doxiciclina pode produzir reações nefrotóxicas quando utilizada após o vencimento
do prazo de validade.
Embora raramente, poderão ocorrer reações de hipersensibilidade, náuseas, vômitos,
anorexia e/ou diarréia. Os efeitos gastrintestinais podem ser minimizados através da
administração do produto junto às refeições, sem que a absorção do medicamento seja
significativamente afetada.
Fenômenos de fotossensibilização (pela exposição do animal tratado à luz solar direta
ou ultravioleta) poderão eventualmente ocorrer. O tratamento deverá ser interrompido
à primeira evidência de eritema, indicando este tipo de reação.
Evitar o uso concomitante da doxiciclina com compostos contendo cátions divalentes
ou trivalentes, já que estes podem diminuir a absorção da droga. Recomenda-se um
intervalo mínimo de 2 horas antes ou depois da administração da droga, para utilização
de produtos que contenham alumínio, cálcio, magnésio, zinco e bismuto. Para produtos
contendo sais de ferro, o intervalo deverá ser de 3 horas antes ou 2 horas depois da
administração da doxiciclina.
O uso concomitante de bicarbonato de sódio com a doxiciclina poderá resultar na formação de um complexo não absorvível. Do mesmo modo, a administração de antiácidos ou bicarbonato de sódio em 1 a 3 horas após o uso do produto poderá prejudicar a
absorção do antibiótico, devido à elevação do pH gástrico.
Não administrar a pacientes que estejam recebendo barbitúricos, fenitoína ou outras
substâncias que induzem a atividade das enzimas microssomais hepáticas. Há necessidade de ajustes de dosagem da doxiciclina nestes casos.
Não associar com drogas bactericidas, tais como penicilinas e cefalosporinas.
Não usar simultaneamente o produto com drogas capazes de gerar toxicidade hepática.
Produtos veterinários devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais domésticos e não devem ser armazenados junto de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal.
Blister contendo 12 e 24 comprimidos.
Conservar em local seco, à temperatura ambiente (15°C a 30°C), ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Aguarde...
Aguarde...
Recalculando valores!